domingo, 17 de janeiro de 2010

Um diamante de sangue para Naomi Campbell?


A supermodelo britânica Naomi Campbell recebeu durante uma cena organizada por Nelson Mandela em 1997 um diamante de sangue, regalo do ditador africano Charles Taylor, segundo assegurou a acusação no processo que segue contra o ex mandatário da Libéria em La Haya por crimes de guerra.

ELMUNDO.ES

Desconhece-se se Campbell (de 39 anos) será citada como testemunha neste processo, segundo indicou um porta-voz do tribunal ao ser consultado a respeito. Também se desconhece se a actriz Mia Farrow, a qual ao que parece procede a informação, será citada como testemunha. A acusação está convencida de que o diamante provém de um envio da Serra Leoa (que estava em plena guerra civil) que Taylor tentou levar em segredo à África do Sul para ali vendê-lo.

O acusado negou as acusações ao ser interrogado sobre o tema. Um porta-voz de Farrow disse que a actriz se encontra actualmente na África e não está localizável para se pronunciar sobre o tema. Campbell, por sua parte, declarou que apoia o Tribunal especial para os crimes de guerra na Serra Leoa, mas na medida do possível não quer pronunciar-se publicamente sobre nada mais. A juíza Brenda Hollis relatou ante a corte que depois da cena com o presidente sul-africano Mandela, Taylor enviou a Campbell um "grande diamante" à habitação do seu hotel.

A defesa de Taylor esgrimiu como defesa que não há uma declaração jurada a respeito da modelo, senão que se trata de una "anedota" difundida por Farrow. Taylor é acusado de crimes de guerra contra a humanidade em 11 casos, entre eles um massacre contra civis, violações massivas, recrutamentos forçados de meninos e saques. O imputado nega todas as acusações.

Foto: Antonio Martínez Xoubanova

Sem comentários: