quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

«Venezuela: cidades terão corte de luz diário»



CARACAS - A Venezuela iniciou terça-feira o plano de racionamento intermediário de energia em todo o país. As medidas vão desde cortes de energia até mudanças no horário de funcionamento de serviços públicos. Paralelamente as autoridades do setor buscam alternativas para evitar o desabastecimento.
Uma das propostas é cortar a luz por cerca de quatro horas por dia e autorizar o fornecimento apenas em áreas específicas. Outra medida que deve ser adotada é reduzir o horário de funcionamento dos departamentos públicos, aproveitando a luz do sol, abrindo às 8h da manhã e encerrando às 13h.
No último domingo , o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em seu programa semanal de televisão, não escondeu sua preocupação com a redução do nível de água do mar. No mês passado, Chávez foi à televisão e apelou para que a população reduzisse o consumo de energia em todo país. Em outubro, ele pediu que os venezuelanos parassem de cantar no chuveiro e limitassem em três minutos o tempo do banho.
O racionamento ocorre no momento em que a Venezuela passa por drásticas mudanças na economia. Chávez anunciou a criação de uma taxa cambial dupla – uma para os setores básicos, com um dólar a 2,60 bolívares, e outra para o restante da economia, com o dólar a 4,30 bolívares. O câmbio era mantido estável pelo governo desde 2005 em 2,15 bolívares por dólar
A iniciativa provocou corrida às lojas de produtos importados, principalmente eletrodomésticos. Indignado, Chávez colocou o Exército nas ruas para fiscalizar os abusos e fechou 70 lojas, de segunda para terça-feira.
23:13 - 12/01/2010
Imagem: http://www.chargeseditoriais.com/

Sem comentários: