terça-feira, 19 de janeiro de 2010

"Devem considerar a hipótese de demolição" desses estádios de futebol e substitui-los por centros comerciais, por exemplo. "É muito complicado lidar c


Augusto Mateus sugere demolição de Estádios do Euro 2004
Portugal gastou 600 milhões de euros na construção e remodelação de estádios de futebol.

Cristina Barreto
18/01/10 16:20 DIÁRIO ECONÓMICO


Algumas autarquias devem considerar a demolição dos estádios construídos para o Euro 2004 como uma forma de controlar custos, considera o economista Augusto Mateus.
Para o antigo ministro da Economia, há municípios que "devem considerar a hipótese de demolição" desses estádios de futebol e substitui-los por centros comerciais, por exemplo. "É muito complicado lidar com as dívidas de algo que não cria riqueza nem representa um bem público", afirmou Augusto Mateus, citado pela Bloomberg. O deputado aveirense Ulisses Pereira, eleito pelo PSD no círculo de Aveiro, partilha a mesma opinião.

A agência cita como exemplos as cidades de Aveiro e Leiria, que querem cortar a factura da manutenção de recintos desportivos em 1,2 milhões de euros mensais este ano, uma forma de cortar custos. Segundo a Bloomberg, nenhuma destas autarquias tem meios para sustentar os estádios construídos para o Euro 2004 que, desde o evento, estão praticamente vazios. O mesmo acontece com o estádio de Loulé, no Algarve.
Segundo Augusto Mateus, a demolição destes recintos pode ser uma forma das autarquias responderem ao controlo de custos que lhes será exigido no Orçamento de Estado para 2010, apresentado até 26 de Janeiro.

Imagem: http://www.girabola.com/estadios-do-can-2010-caracteristicas/

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois, pois...
O Sr. Deputado e o Sr. Ex-Ministro abusam dos copos...
Não esquecer:
1º Os terrenos dos Estádio Municipal de Aveiro foram expropriados e, como tal, e legalmente, para se construir um centro comercial teriam que se indemnizar os antigos proprietários;
2º Mesmo que o Estádio Municipal de Aveiro vá abaixo tem que se continuar a pagar o empréstimo que para tal foi feito, e durante os próximos 20 anos!
Há que ter alguma sensatez ao falar das coisas e não levar a sérios todos os patetas (aliás, Ulisse Pereira já fugiu de Portugal para Moçambique e já voltou de Moçambique fugido para Portugal mas enfim, lá conseguiu ser deputado.
Construir o Estádio Municipal de Aveiro, nos moldes em que está construído, não foi uma decisão acertada mas certamente que, deitá-lo abaixo seria bem pior! E, felizmente, estas declarações foram tomadas como uma patetice...