segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O Cavaleiro do Rei (73. Aventureiros de todo o mundo, bem-vindos a Angola. Este Governo saúda-vos!


O eterno problema do mundo é as mulheres?! Não, são os homens!
No futuro as mulheres alcançarão a liberdade total. Nelas se concebem os filhos com a nossa ajuda. No futuro os filhos nascerão em laboratórios sem mulheres. Nascerão perfeitos numa fábrica sem os inconvenientes genéticos da imperfeição. Os homens farão encomendas de mulheres que os amarão verdadeiramente. E as mulheres também. Com isto a maldade acabará para sempre porque todos nascerão perfeitos. O homem ou a mulher encomendarão o par dos seus sonhos, bebé ou adulto, que se fabricará rapidamente. Livre de maldades a humanidade triunfará. O ser humano atingirá a sua pretensão: Ser feliz para sempre.

Está estendido ao comprido no chão. Por cima o anúncio de fundo branco com letras azuis. Governo da Província de Luanda, Direcção Provincial da Juventude e Desportos. As pessoas passam, raramente param, observando o jovem moribundo habituadas à morte que a todo o momento esperam. Como se renascessem de um imenso cemitério de mortos-vivos, para quem a morte nada significa. Observam e seguem caminho na direcção de qualquer porta, de qualquer lugar ou habitação, que na realidade são cemitérios. Milhares de restos mortais do apocalipse desta vida de Angola. O jovem ainda teve forças para olhar para cima e ler o anúncio de fundo branco com letras azuis.

Todos os aventureiros mundiais estão aqui.
Aventureiros de todo o mundo, bem-vindos a Angola. Este Governo saúda-vos!

O Bispo de Malanje disse que a Rádio Ecclésia para chegar a todo o país basta carregar no botão. Certo, mas falta carregar no botão da inquisição do Mpla.

O relacionamento familiar provoca alguns, ou imensos efeitos biológicos no nosso corpo, na nossa saúde. Incluindo as relações com os vizinhos. Estes relacionamentos são importantes para a nossa saúde. Reconsiderem sempre antes de efectuarem qualquer invectiva.
A complexidade da alma humana reside no enigma da alma feminina. Uma mulher é sempre uma incógnita, um ser desconhecido.

Se fosse possível não dormir, não dormiria. Escreveria de noite e de dia.
Creio que trinta anos depois consegui finalmente descodificar as simples palavras de Albert Camus: «Não escreverias tanto sobre a solidão se dela soubesses extrair o máximo» Sim! Não devemos deixar-nos subjugar pelo tempo da solidão, pois que isso nos conduz ao encantamento do estrangeiro na sua pátria. Estrangeiros no nosso lar. Acabando por descobrir que a beleza das nossas Negras é apenas estrangeira na sua pátria, no seu Continente. Uma angolana sem pátria mas contudo globalizada. Já não é negra. A beleza da negra acabou para sempre. O que dela resta está nos ínfimos circuitos dos chips da informação que inventaram para a manobrarem, ludibriarem. E tudo se perde, se extingue, jamais volta.
Acredito que a realidade da afirmação de Albert Camus é um pedido de revolta eterna contra todos os que pretendem que sejamos estrangeiros na nossa própria terra.

Quando aflitivos chamaram-me muitas vezes de Patriota. Na noite da independência guardei as costas de Agostinho Neto. Continuei a arriscar a minha vida por estes sacanas. Depois chamaram-me igual número de vezes… colono. Como podemos confiar nesta gente que ainda nos governa?

Mais uma empresa com auto financiamento. Há quatro meses que não pagam aos trabalhadores. Onde estão os sindicatos? Já não existem, o poder comprou-os.

Olho para a vendedora de pão com chouriço: habitualmente por volta das treze horas a jovem senta-se no parapeito cimentado do jardim descuidado da Angop, Angola Press. À sua direita fica a Direcção Provincial do Ministério da Juventude e Desportos. Tirou o alguidar de plástico amarelo da cabeça e poisou-o à sua frente. Retirou de um braço o pequeno balde plástico azul que serve para acomodar alguns objectos do seu bebé, que o carrega nas costas. É bonita, deve ter aí uns dezassete anos. O penteado deixa cair intencionalmente alguns restos de cabelo no seu rosto. Tem a cor do sol amarelo do fim dos dias que nos restam deste eterno poder faraónico.

Imagem: FOLHA 8

Sem comentários: