sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

«Bank of America desaconselha investir em acções do BCP»


O Bank of America diz que há muitas incertezas no curto prazo em torno do BCP.
Marta Marques Silva
21/01/10 16:20 DIÁRIO ECONÓMICO

BCP em queda

O Bank of America / Merrill Lynch reúne, todos os meses, a lista dos bancos mais e menos preferidos em todo o mundo para o próximo mês.
O BCP volta em Janeiro a integrar a lista das cinco instituições com piores perspectivas para os próximos 30 dias, algo que acontece consecutivamente desde Março de 2009. O banco liderado por Carlos Santos Ferreira é mesmo o único a integrar esta lista por mais de quatro meses consecutivos.
O banco norte-americano justifica a sua posição referindo que existem muitas incertezas no curto-prazo em torno do BCP. "O banco enfrenta a fraqueza das economias nos seus mercados ‘core', a par com a pressão nas margens à medida que a competição se intensifica", referem os analistas da casa de investimento norte-americana. Acrescentam ainda a necessidade de aumento das provisões devido à deterioração da qualidade de crédito. "Sob estas difíceis circunstâncias, pensamos que o core tier I do BCP continuará a ser observado negativamente pelos investidores", adiantam.
A casa de investimento espera desta forma que o BCP tenha uma performance aquém do mercado durante o próximo mês já que, além das razões já apresentadas, o título negoceia com prémio tanto a nível de rácio preço/lucro (P/E), como na relação preço/valor contabilístico tangível (P/TBV).
Na sessão de hoje, as acções do BCP desciam 1,45% para 0,817 euros.

Sem comentários: